GOVERNO DISPONIBILIZA 17 MILHÕES DE DÓLARES PARA FINANCIAMENTO AO SECTOR PRIVADO E CRIAÇÃO DE EMPREGO

A Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (Agência do Zambeze) lançou, no dia 14 de Março, na Cidade de Inhambane, proceder ao Lançamento Oficial da IV Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID). O evento será dirigida pela Ministra das Financas e contará com a participação do Governador da Província de Inhambane.

A IV Edição do FCID está enquadrada no Projecto Mais Oportunidades, implementado sob coordenação do Ministério das Finanças, com o apoio do Banco Mundial, com um montante de 17 milhões de dólares norte-americanos disponíveis para aumentar oportunidades económicas para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) e grandes empresas, visando a criação de emprego.

O projecto prevê financiar pelo menos 100 empresas dos sectores do agronegócio, turismo e construção civil activas nas províncias de Manica, Sofala, Gaza e Inhambane.

O Fundo Catalítico é um programa do Governo de Moçambique, implementado sob coordenação técnica da Agência do Zambeze. Trata-se de um fundo competitivo e comparticipativo, orientado pela procura, com um processo de selecção baseado em evidências que demonstrem práticas de negócios que criem emprego, reforcem a capacitação económica das mulheres e respeitem as normas ambientais e sociais.