I Edição: Polos de Crescimento
Visa melhorar o acesso aos mercados para os pequenos agricultores e as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s) na Região do Vale do Zambeze e no Corredor de Nacala, através de investimentos privados e públicos complementares orientados para o mercado.
Actividades Elegíveis
- Agricultura e Prestação de Serviços;
- Armazenamento e Sistemas de Conservação;
- Programas e Centros de Formação;
- Unidades de Processamento;
- Produção e Melhoramento de Sementes;
- Serviços;
- Pescas;
- Infraestruturas (Novas ou Expansão).
Área geográfica de abrangência da I Edição
Região do Vale do Zambeze (Corredor da Beira) e Corredor de Nacala


Critérios de Elegibilidade
Ser empresa privada, cooperativa ou associação legalmente registada em Moçambique e que tenha:
- Contabilidade organizada;
- Em actividade, no mínimo, há 3 anos;
- Um volume mínimo de vendas de 300 mil dólares anuais nos últimos 3 anos.
Limites de Financiamento
Mínimo – U$ 750.000 dólares;
Máximo – U$ 1.500.000 dólares.
Condições de Financiamento
Comparticipação do requerente com um mínimo de 20% do valor do investimento.
Pelo menos 50% do valor da subvenção do FCID deve beneficiar directamente aos Pequenos Produtores e/ou Micro e Pequenas Empresas.
Indicadores Principais da I Edição
Sub-projectos financiados 18
Desembolso Total Efectuado (em Mts) 1 257 601 406
Contribuição do Sector Privado (em Mts) 1 536 000 000
Beneficiários (Pequenos Produtores) 30 000


Sub-projectos aprovados na I Edição
Ecoenergia (Ouro Verde) – Produção de açúcar orgânico não refinado
MIRUKU Cooperativa – Fortalecimento da capacidade dos Pequenos Produtores para o fornecimento de matéria-prima à Miruku Agroindústria
Novos Horizontes – Produção e processamento de frango de corte
Prapesca-Companhia de Pesca de Moçambique – Captura e processamento de polvo para exportação
Plexus – Produção e processamento de algodão
Sociedade Algodoeira do Niassa – João Ferreira dos Santos (SAN-JFS) – Produção e processamento de algodão e produção de óleo alimentar
Amarula Farms – Produção e Comercialização de Hortícolas em Estufas
Ecofarm – Produção de açúcar orgânico
Empresa de Comercialização Agrícola (ECA) – Produção e processamento de milho
AGROMACO – Produção e processamento de leite e ração animal
Canelfood Alimentar – Processamento de carne de cabrito
Westfalia – Produção e exportação de litchias
ManMart – Produção e comercialização de ovos
Nova Madal – Produção e processamento de feijão Guar
Escolha do Povo – ProSoja, agregação de valor e processamento de soja
Mozbife – Produção e processamento de carne bovina
Portucel – Pequenas represas para irrigação comunitária
SBS – Beneficiamento de semente e grão
Histórias de sucesso
JFS-SAN has already produced and sold 70 thousand liters of oil The company João Ferreira dos Santos, Sociedade Algodoeira do Niassa (JFS-SAN), has already produced 70 thousand liters of cooking oil since the inauguration, last year, of the Cooking Oil Extraction Center, financed by the Catalytic Fund for Innovation and Demonstration (FCID).
Inaugurated on August 3rd last year by His Excellency Filipe Jacinto Nyusi, President of the Republic of Mozambique, the JFS-SAN Cooking Oil Extraction Center in Cuamba, Niassa, produces 2,000 liters of oil per day and sells all of its production locally.
Funded by the Catalytic Fund, the oil mill is boosting the production of soybeans, cotton and peanuts, ensuring market access for thousands of producers in Cuamba, in particular, and other neighbouring districts. Although it mainly produces soybean oil, the most sought after by consumers, the mill has already successfully tested the production of cottonseed and peanut oil, two oilseeds also produced locally.
With the implementation of the oil factory project, JFS-SAN directly benefited more than four thousand small producers, with whom it works in partnership, allocating agricultural inputs, providing technical assistance and purchasing the production of soybeans, cotton and peanuts as raw materials for the factory.
The cooking oil is sold at Lojas João, a chain of stores built by JFS-SAN in the Cuamba district as part of the implementation of the Fábrica de Óleos project, with funding from FCID. The sale of the oil has not been expanded to other regions because the factory does not have the capacity to produce large quantities.
The bagasse resulting from the extraction of soybean oil is sold to the company Novos Horizontes, in Nampula, for the production of animal feed.
História de Sucesso

JFS-SAN Já produziu e vendeu 70 mil litros de óleo
A empresa João Ferreira dos Santos, Sociedade Algodoeira do Niassa (JFS-SAN), já atingiu a produção de 70 mil litros de óleo alimentar, desde a inauguração, no ano passado, da Fábrica de Extracção de Óleo Alimentar, financiada pelo Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID).
Inaugurada em Agosto do ano passado por Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, a Fábrica de Extração de Óleo Alimentar da JFS-SAN, em Cuamba, Niassa, produz dois mil litros de óleo por dia e vende toda a produção localmente.
Financiada pelo Fundo Catalítico, a fábrica de óleo está a dinamizar a produção de soja, algodão e amendoim, garantindo o acesso ao mercado a milhares de produtores de Cuamba, em particular, e de outros distritos circunvizinhos. Embora produza principalmente óleo de soja, que é o mais procurado pelos consumidores, a fábrica já ensaiou com sucesso a produção de óleo de algodão e de amendoim, duas oleaginosas produzidas também localmente.
Com a implementação do projecto da fábrica de óleo, a JFS-SAN passou a beneficiar, de forma directa, mais de quatro mil pequenos produtores, com quem trabalha em parceria, alocando insumos agrícolas, prestando assistência técnica e comprando a produção de soja, algodão e amendoim como matéria-prima para a fábrica.
A venda do óleo alimentar é feita nas Lojas João, uma rede de lojas construídas pela JFS-SAN no Distrito de Cuamba, ano âmbito da implementação do projecto da Fábrica de Óleo, com o financiamento do FCID. A comercialização do óleo não foi expandida para outras regiões, porque a fábrica não tem capacidade para produzir grandes quantidades.
O bagaço resultante da extração de óleo de soja é vendido à empresa Novos Horizontes, em Nampula, para a produção de ração animal.
Projectos Aprovados
Projecto – Desbloqueando o Potencial – Novos Horizontes Moçambique
Historial da Novas Horizontes A New Horizons Mozambique Lda (NHM) é uma empresa baseada em Nampula que se dedica à produção integrada de frangos. A...
Projecto de Produção, processamento e comercialização de leite esterilizado e ração animal – AGROMACO
Historial A Agromaco lda é uma empresa privada, produtora de gado de corte e processamento de leite, registada em 2012, com sede na província de...
Programa de extensão e formação de pequenos produtores – ECA
Historial ECA Moçambique é uma empresa de comercialização Agrícola, localizada na vila de Catandica, distrito de Bárue centro em Moçambique. Trabalha com mais de 6...
Projecto – Rei dos Pintos – ManMart Lda
Historial da ManMart A ManMart é uma empresa de origem sul-africana de distribuição de produtos como ração, pintos, medicamentos, vacinas e todos os produtos e...
Pequenos Produtores, Mecanização e Novas Culturas: Novas Abordagens para Revitalizar uma Plantação Antiga – da Madal Moçambique
Historial O Grupo Madal ou Madal, uma das mais antigas empresas a operar em Moçambique, na produção de coco e copra, consiste numa operação integrada...
Indicadores Alcançados
PFHs Envolvidos na Cadeia de Valor
Por meio de intervenções direcionadas, XX pequenos agricultores foram integrados às cadeias de valor, melhorando sua produtividade e estabilidade de renda.
PFHs Envolvidos na Cadeia de Valor
O Fundo de Pólos de Crescimento facilitou o envolvimento ativo de XX pequenas e médias empresas nas cadeias de valor, promovendo o crescimento dos negócios e a competitividade de mercado.
Empregos Criados
A alocação do fundo resultou na criação de XX novos empregos, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e melhoria dos meios de subsistência.
Notícias
III Edicao do FCID – Governador de Tete dirige Cerimónia de Assinatura de Acordos de Subvenção
O Governador da Província de Tete, Domingos Viola, considera que o financiamento da III Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), enquadrada...
Ler Mais >Lançamento do FCID, hoje, na Cidade de Tete
Lançamento Do Fundo Catalítico (II Edição), hoje, em Tete O Governador da Província de Tete procede, hoje, dia 21 de Fevereiro de 2022, na Cidade...
Ler Mais >Na I Sessão do Comité de Investimento: Aprovados 16 projectos da III Edição do FCID
Na sua I Sessão, o Comité de Investimento da III Edição do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), enquadrada no Conecta Negócios, reunido de...
Ler Mais >