Projecto de Produção e exportação de litchi para o Mercado europeu – Westfalia

Historial da Westfalia

A Westfalia Fruto Moçambique Lda (WFM) é uma empresa Moçambicana de capitais privados fundada em 2013. O principal accionista (75% do capital) da WFM é a Westfalia Fruit (Pty) Ltd, parte do grupo Hans Merensky Holdings (Pty) Ltd, uma empresa especializada na produção/fomento, processamento, empacotamento e manuseamento de frutos tropicais. A AgDevCo, fundo de investimento vocacionado para o desenvolvimento, detém o restante capital da empresa.

A Westfalia Fruit fornece o mercado com diferentes frutas mas é internacionalmente reconhecida pelo fornecimento do abacate, onde é responsável pelo fornecimento de mais de 20% do consumo do mercado europeu.

Ao longo dos últimos 4 anos, atendendo à janela de produção dos pequenos produtores seus vizinhos a empresa começou a explorar a oportunidade de processamento e exportação de litchi. A empresa realizou um estudo de mercado e de seguida mobilizou alguns produtores com quem validou a viabilidade do modelo de negócio.

A empresa tenciona expandir as suas operações em Moçambique estando em processo de aquisição de uma farma de 900ha no distrito de Báruè.

Subvenção solicitada ao FCID

A Westfalia solicita ao FCID uma subvenção de 1.200.000 USD, para:

Instalação de pequenos sistemas de irrigação nas propriedades dos pequenos produtores;
Introdução de fertilizantes na produção de fruta;T
reinamento em boas prácticas agronómicas e utilização da irrigação;
Treinamento dos produtores em GlobalGap e posterior certificação.

Beneficiários

O projecto vai beneficiar 200 pequenos produtores – na região de Catandica.